Avançar para o conteúdo principal

O clima esta a mudar...

Comparação de 10 curvas procurando estimar a variação de temperatura na Terra nos últimos 2000 anos. O IPPC faz notar que os valores anteriores a 1860 são muito incertos porque os dados referentes ao Hemisfério Sul são insuficientes. A curva a vermelho, a mais recente, indica uma temperatura actual semelhante à que ocorreu na Europa no período quente da Idade Média.

Este sobre o Glaciar:

Os glaciares do sudeste da Gronelândia estão a diminuir rapidamente e as partes mais baixas podem ser particularmente sensíveis a alterações climáticas potenciais, sugere um estudo da NASA.

"Os resultados deste estudo são importantes por poderem representar a primeira indicação de um aumento na velocidade dos glaciares exteriores," disse Bill Krabill, principal investigador no Wallops Flight Facility do NASA Goddard Space Flight Center, Wallops Island, VA. Um glaciar exterior é uma grande região de drenagem de um mar glaciar.

"O volume excessivo de gelo transportado por estes glaciares teve um efeito insignificante no nível global do mar, até agora, mas se acelera ou se espalha, começará a ter um impacto detectável no nível do mar," disse Krabill.

No número de 5 de Março da SCIENCE, os pesquisadores mostram que o glaciar encolheu demais para ter resultado do aumento do gelo derretido ou da diminuição da queda de neve. Os pesquisadores acreditam que a diminuição, até 30 pés nos últimos cinco anos em alguns locais, é o resultado do aumento da velocidade das descargas de glaciares para o Oceano Atlântico.

Krabill disse que a água líquida da superfície pode estar a infiltrar-se pela base dos glaciares. Esta infiltração pode estar a reduzir a fricção entre o gelo e a rocha por baixo, permitindo que os glaciares deslizem mais facilmente pelas rochas, provocando a queda de mais gelo para o oceano, de acordo com Krabill.

"Os resultados deste estudo são significativos porque dão a primeira evidência da difusão dos gelos mais finos dos grandes lençóis polares gelados. Os resultados também sugerem que as finas camadas de gelo devem estar a afastar-se mais depressa do que o necessário para remover a acumulação anual de neve," disse Krabill.

"A razão deste comportamento é um mistério," disse Krabill, "mas pode indicar que as margens costeiras dos lençóis gelados são capazes de responder rapidamente a mudanças externas, tais como um potencial aquecimento do clima."

Os pesquisadores notaram que enquanto algumas áreas internas da Gronelândia que foram analisadas mostram a camada de gelo a aumentar, áreas ao longo da costa mostram o gelo a diminuir. "Visto em conjunto, a região analisada tem um balanço negativo," disse Krabill.

Em 1993 e 1994, os pesquisadores da NASA analisaram o lençol de gelo da Gronelândia, utilizando um altímetro de laser airborne a bordo de uma nave espacial P-3 da NASA e mediram a espessura de todo o lençol gelado. Dez dos percursos de voo em 1993 no sul da Gronelândia foram repetidos em 1998. Os percursos no norte da Gronelândia de 1994 serão repetidos em Maio de 1999. Durante o estudo, os pilotos usaram o Sistema de Posicionamento Global e outro equipamento de navegação para fazer o mesmo voo cerca de 400 metros acima da superfície gelada.

Os resultados mostram três áreas no sul que acumulam até dez polegadas por ano. Estas áreas localizadas nas secções internas da Gronelândia estão em regiões de elevada taxa de queda de neve.

Nas regiões exteriores dos lençóis de gelo, os pesquisadores divulgaram grandes áreas em que o gelo diminui, com a taxa de diminuição aumentando rapidamente em direcção ao oceano. Descrevem ainda que foram observadas taxas de diminuição mais rápidas (mais de três pés - um metro - por ano) nas zonas mais baixas dos glaciares da costa leste.

Os pesquisadores notaram que as áreas em que o gelo diminui a Leste estavam mais quentes do que as temperaturas normais entre 1993 e 1998. "No entanto, também observamos áreas de diminuição do gelo perto da costa Oeste, onde muitos locais são mais frios do que o normal," disseram os pesquisadores.

Estas pesquisas estabeleceram informações de base que serão completadas com informações da nave espacial ICESAT da NASA. O altímetro de laser do satélite ICESAT será lançado em 2001 para medir as elevações da superfície do gelo na Gronelândia e na Antártida.

Podem ser obtidas na Internet mais informações sobre o projecto de desenho de mapa da Gronelândia, incluindo a tecnologia por trás da ciência, em:

http://aol.wff.nasa.gov/aoltm.html

O Departamento de Ciência Terrestre, Sede da NASA, Washington, DC, patrocina os projectos de desenho de mapa da Gronelândia e da Antártida como parte dos esforços da NASA para entender o sistema terrestre completo e os efeitos de alterações naturais e provocadas pelo ser humano no ambiente global.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Produit à la chaîne

Je n'oublierais jamais cette phrase:  "Je me suis construit de l'intérieur et non pas le contraire."  De nos jours c'est exactement cela qui se realise. Comme des poupées vous vous produisez à la chaine et vous vous ressemblez tous et completement vide dedans. 

Drogas...Vamos fumar um Paiva??

Pensei muito antes de fazer este post, que fique bem claro não estou a favor, nem sou traficante nem se quer fumo. È triste realidade mas começa assim por esta simples folha inofensiva uma planta, mas tóxica e dizem eles que lhes relaxa e põe bem dispostos?? A nossa sociedade juvenil esta mesmo a beira do colapso. Jovens a partir dos 16, 17 anos que fumam estes tabacos, que lhe altera o humor num piscar de olhos, passa de 1 por semana par 30 cigarros em 9 horas ?? Muito charros em pouco tempo...Ao falar nisso parece que me falam num evento fora do comum que se fosse uma experiência do outro mundo, mas para quanto tempo, 1 horita de duração querem mais e mais para ficar nesse mundo?? O que quero demonstrar aqui é o quanto é fácil, o quanto esta substancia esta a mão, que até eu convivo com ela tão facilmente, este jovem não se importou que lhe tirasse fotos. Mais explicou passo a passo o processo para o fazer. Os olhos dele brilhavam, e ele explicava com vontade demonstrava o quanto e

La crevasse

  16 ans déjàs nous sépare du jour ou tu as fermé les yeux et plus de 20 ans du petit garçon en souffrance.  Il pleure de ne pas avoir été accepté par le pilier familial, la froideur, la cruauté, la mort qu'il vus dans tes yeux.  L'éffroi qu'il sentit à ce moment, il comprit de suite qu'il n'était plus rien pour toi.  Ce petit gars qui a dû devenir un homme cultive encore le mépris que tu lui a infligé, continue encore avec ce sentiment de châtiment d'être une mauvaise personne.  Je revois ce petit gaillard les yeux mouillé.  Encore aujourd'hui il vient me voir me disant d'une petite voix douce, me chuchote à l'oreille continue ton combat.  Après tant de temps il a compris qu'il vaux mieux vivre dans l'amour et l'harmonie, que dans la haine et le tourmant.  Grâce à ce cyclone dans sa vie je te remercie, oui, je te remercie de m'avoir ouvert les yeux de pas être comme toi.